Search
Close this search box.

Resumos

06

Máximo de autores

03

Trabalhos por Autor

20/05

Limite de envio

22/07

rESULTADO

11/10

Cronograma de Apresentação

Templeite de apresentação – Slides

  • Os participantes com trabalhos aprovados na modalidade Oral, deverão baixar este arquivo para montar suas apresentações que serão realizadas presencialmente ou na transmissão ao vivo do evento! Não é necessário enviar sua apresentação.

Templeite de apresentação – Pôster

  • Os participantes com trabalhos aprovados em E-Pôster, devem baixar o modelo para montar o e-pôster e enviá-lo em PDF no sistema. Não haverá apresentação ao vivo, mas os e-pôsteres serão expostos durante o evento. Clique aqui para enviar seu e-Pôster clicando na ABA Resumos e no código do resumo até dia 10 de agosto.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submeter seu resumo à avaliação, você precisará escolher um dos Eixos Temáticos do Congresso. A apresentação no evento, no formato de e-pôster, será definida pelo Comitê Científico correspondente, nacional ou internacional, como comunicação oral ou como comunicação breve.

Os Eixos Temáticos têm o objetivo de ser um espaço de aprofundamento da reflexão crítica, dialógica, processual e compartilhada do seu tema central “Por políticas institucionais que valorizem a vida”.

Os trabalhos deverão ser enviados para: https://riupsniteroi2024.com.br/trabalhos/

Tema Central – Por políticas institucionais que valorizem a vida

Eixo 1 – Promoção da Saúde, Políticas Institucionais e construção de uma universidade promotora da saúde

Eixo 2 – Condições, perspectivas e desafios na implementação ou monitoramento e avaliação de políticas promotoras da saúde nas Instituições de Ensino Superior

Eixo 3 – Promoção da saúde e suas contribuições no ensino, pesquisa, extensão, inovação e cuidado em saúde na comunidade universitária e seu entorno

Eixo 4 – Formação profissional na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • Português
  • Espanhol
  • Inglês

são trabalhos originais realizados por docentes, técnicos administrativos, pesquisadores/as e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas; profissionais das políticas públicas de saúde e militantes de movimentos sociais, sobre tema relacionado ao Eixo Temático a que foi encaminhado. Essa modalidade de apresentação tem como objetivo socializar o conhecimento produzido durante o processo da pesquisa, trazendo reflexões que possibilitem o fortalecimento do conhecimento no âmbito da Promoção da Saúde e a construção compartilhada de propostas de abordagem do tema.

O resumo não deve conter gráficos, tabelas e outros recursos visuais, apenas texto, com 1.000 a 3.000 caracteres, incluindo os espaços, escrito de forma lógica e objetiva, iniciando com o título, escrito em caixa alta, com no máximo 170 caracteres, os quais não serão computados no limite estabelecido. Na sequência, as/os autoras/es (informando primeiro a/o autora/or principal e, em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautora/or). O corpo do resumo deverá apresentar a seguinte sequência de itens: Apresentação/Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Considerações). Ao final, de uma a cinco palavras-chave. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do XI Congresso da RIUPS.

refere-se à sistematização de reflexões sobre experiências e vivências de enfrentamento de situações e problemas de saúde relatados por profissionais e representantes de movimentos sociais, artistas, pesquisadores, docentes, técnico-administrativos e outros trabalhadores do Ensino Superior e estudantes. Esta sistematização não se refere apenas ao relato da experiência em si, mas deve conter também reflexões críticas relacionadas aos aprendizados percebidos. Essa modalidade de relato tem como objetivo incluir no XI Congresso da RIUPS saberes provenientes das experiências e vivências. O relato e suas reflexões devem estar integrados ao tema e aos objetivos do Eixo Temático ao qual foi encaminhado. Serão aceitos relatos de experiências que ainda estão em curso, mas que já propiciaram significativo aprendizado. Não serão aceitas experiências concluídas há mais de 5 anos.

O resumo não deve conter gráficos, tabelas e outros recursos visuais, apenas texto, com 1.000 a 3.000 caracteres, incluindo os espaços, escrito de forma lógica e objetiva, iniciando com o título, escrito em caixa alta, com no máximo 170 caracteres, os quais não serão computados no limite estabelecido. Na sequência, as/os autoras/es (informando primeiro a/o autora/or principal e, em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautora/or). O corpo do resumo deverá apresentar a seguinte sequência de itens: Apresentação/Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Considerações). Ao final, de uma a cinco palavras-chave. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do XI Congresso da RIUPS.

As sessões dos Eixos Temáticos terão duração de 90 minutos, contemplando as diferentes modalidades de apresentação. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados nas seguintes modalidades:

Comunicação oral nas sessões dos Eixos Temáticos (COMUNICAÇÃO ORAL – CO)

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas com seis trabalhos dessa modalidade por sessão. Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado pela coordenação da sessão. Para os relatos de experiência, sugere-se a utilização de meios audiovisuais de forma apenas complementar, de modo a não prejudicar a centralidade, a lógica e a emoção da apresentação oral.

Comunicação breve nas sessões dos Eixos Temáticos para uma Roda de Conversa (COMUNICAÇÃO ORAL CURTA – COC)

A modalidade comunicação breve será apresentada na mesma sessão temática que as exposições orais. Serão dez apresentações por sessão. Cada trabalho terá seis minutos de exposição oral, com a presença obrigatória de um dos autores. A apresentação será feita sob a forma de uma Roda de Conversa cujo debate será conduzido por um mediador.

Além da observância aos requisitos de resumos acima, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios para análise:

Dos relatos de pesquisa:

  • Adequação à temática do Congresso e do Eixo Temático a que foi submetido;
  • Adequação do título;
  • Relevância, atualidade e natureza inovadora;
  • Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
  • Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e objetividade da exposição.

Dos relatos de experiências:

  • Adequação à temática do Congresso e do Eixo Temático a que foi submetido;
  • Adequação do título ao conteúdo do texto;
  • Objetividade e organização da descrição e reflexão da experiência;
  • Capacidade de síntese e profundidade da reflexão;
  • Relevância da experiência, dos aprendizados e das reflexões realizadas para os atuais desafios da promoção de saúde.

Submissão de trabalhos – até 20/05/2024

Resultado das avaliações – 22/07/2024

Período de ajustes e correções – 19 a 28/07/2024

Divulgação da data, horário e local de apresentação dos trabalhos – 11/10/2024

1. Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2. Erradicação da fome
Acabar com a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água Potável e Saneamento
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia acessível e limpa
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
8. Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
9. Inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação contra a Mudança Global do Clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
14. Vida na Água
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida Terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e Meios de Implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.