Search
Close this search box.

Mensagem da Comissão

É com muita alegria e satisfação que a Universidade Federal Fluminense prepara-se para receber e acolher os participantes do XI Congresso Ibero-Americano de Universidades Promotoras da Saúde, a ser realizado no período de  23 a 25 de outubro de 2024, na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

O tema central ” Políticas Institucionais Promotoras da Saúde que valorizem a vida” surgiu a partir de discussões coletivas envolvendo pesquisadores, professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes, brasileiros e de outras nacionalidades.

Uma Universidade Promotora da Saúde(UPS) segundo definição da Carta de Okanagan, é uma Instituição de Ensino empenhada em gerar mudanças na Saúde, favorecendo a sustentabilidade da sociedade e contribuindo para o bem viver  das pessoas nos lugares e no planeta. Tais instituições de ensino superior têm o compromisso de fortalecer o diálogo em espaços de reflexão interdisciplinar, produzindo uma cultura organizacional de Promoção da Saúde em toda trajetória da Vida Humana. A UPS reconhece a saúde como um recurso para a vida e percebe o ambiente universitário e seu entorno como espaços privilegiados de Promoção da Saúde.

A Universidade  Federal Fluminense vem desenvolvendo um plano de gestão  compatível com a Política Nacional de Promoção da Saúde e com outros documentos internacionais que fundamentam os critérios identificadores de uma Instituição Promotora da Saúde,

Desejamos as boas-vindas a todos e todas que irão participar do nosso evento, pois é com afeto que estamos preparando uma programação intensa, norteada pelos princípios das  UPS,  visando atender às expectativas de todos que vêm compartilhar suas experiências neste movimento global.

Trata-se de um evento científico que tem como objetivo compreender as dificuldades e potencialidades das Universidades frente à construção e implementação de uma Política de Promoção da Saúde no ambiente acadêmico.  Além disso, visa dar  maior visibilidade e sensibilizar a comunidade interna e externa da UFF quanto ao seu ingresso na Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde, desde 2020.

O Congresso busca incentivar a autonomia universitária, valorizar o saber acadêmico integrando-o ao saber popular, por meio de diversos eixos que serão discutidos na programação, utilizando estratégias diferenciadas  tais como: mesas redondas, conferências, oficinas, apresentação de pôsteres, palestras, complementadas por exposição, reuniões de interesse e fóruns de debates.

 A cultura brasileira e fluminense será privilegiada por meio de atividades artísticas, apresentando a nossa riqueza e diversidade cultural.

A Comissão Organizadora

Profa. Dra. Jacinta de Fatima Sena da Silva

Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem e do 19° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, o 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem e o 4º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental

Enfa. Marta Valéria Calatayud Carvalho

Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás – e Vice-Presidente do 19° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, o 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem e o 4º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental